sexta-feira, 23 de maio de 2014

Tatuagem de Caveira


                                             Desenho: Kauai Studio 



Para os celtas, a caveira representava a morada da alma, a habitação do divino no humano. Toda a importância dada a essa parte do corpo pode ser comprovada pela descoberta de crânios em restos de oferendas, nos poços sagrados e nas entradas dos templos.

Para a mitologia nórdica, o céu foi feito da cabeça do gigante Ymir, derrotado pelo deus Odin, que recebia oferendas de esqueletos de animais pendurados em árvores. Também entre os bárbaros, escandinavos e alemães era costume o uso de crânios de inimigos como taças em rituais de celebrações de batalhas vitoriosas. Na mitologia grega, a caveira é associada à lenda da caixa de Pandora e, para a alquimia, é símbolo sagrado da última transmutação humana: a morte. Na umbanda, o Exu Caveira é a entidade guardiã de catacumbas, sepulturas e mausoléus, e vigia os espíritos errantes. As tatuagens de caveiras apresentam muitas formas, nos estilos tradicional americano e new school normalmente são acompanhadas de tatuagens de rosas e outras figuras. As mais populares, ultimamente, são as caveiras mexicanas, bastante alegres e coloridas. Aparecem em massa no Dia dos Mortos no México, como forma de homenagear os parentes que já se foram e celebrar a vida.

A caveira na tatuagem, além dos diversos significados que pode conter, representa, para grande parte dos tatuados, o lembrete da nossa condição mortal, de como devemos aproveitar melhor nossa curta existência e de que, no fim, somos todos iguais. Com várias conotações no decorrer do tempo, a caveira pode dar origem aos mais variados desenhos, fazendo parte da história, da arte, religiões, tradições e filosofia, cumprindo o ideal de levar a reflexão sobre assuntos que fazem parte da experiência de todos nós.
Agora que você já sabe o que significa, que tal tatuar uma?

Fontes: José Valter | Jolly Ro

Nenhum comentário:

Postar um comentário